quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio

 
 Uma Outra forma de ler o Mundo!
 
 
 


"(...) O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio é o maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário.
O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destina-se à participação de todos os estudantes do ensino secundário português, que concorrerão em duas categorias: Geral e de Animação.
Cada uma distinguirá um 1º Prémio de 500 Euros e um 2º Prémio de 250 Euros.
Para além destas categorias, está prevista a atribuição do prémio do público, conferido pelos espetadores presentes na cerimónia pública de encerramento do evento e ainda o prémio ao melhor filme realizado por um aluno da escola organizadora.
Entre outras parcerias, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Educação. Desde há quatro anos que desenvolve uma parceria com o Curtas - Festival Internacional de Cinema (Vila do Conde) e com a Animar, colaborando com a programação de eventos educativos dedicados ao cinema de animação." Saiba mais aqui
 


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

2 Livros que, por razões distintas, todos os alunos deviam ler.



«Não há, na educação, como em todos os outros sectores da actividade humana, uma varinha de condão capaz de resolver os problemas com que nos debatemos ou mesmo de transformar o difícil em fácil.
Só com muito trabalho, muita dedicação e muito esforço, em particular por parte de quem tem responsabilidades ao nível do funcionamento das escolas, será possível enfrentar e ultrapassar as questões tão graves que a educação encara e vai continuar a encarar, uma vez que a educação não é um projecto delimitado no tempo, mas antes um processo intemporal em que todos participamos como protagonistas, seja como pais, como professores ou como educadores.»
Eduardo Marçal Grilo


 
"Um inteligente e divertido romance que nos mostra como a filosofia pode mudar as nossas vidas para melhor.
Ben Warner, um típico adolescente a passar umas férias de Verão enfadonhas, surpreende-se quando Lila, uma mulher jovem e atraente, lhe faz um bizarro convite. Embora tentado, Ben sente-se inseguro. E tem razões para isso!... Lila quer levá-lo para o Mundo das Ideias, um lugar completamente desconhecido para Ben.
Mas Lila tem uma missão. O seu chefe, Sócrates, presidente do Mundo das Ideias — cargo que mantém há 1209 anos — fez uma aposta com o seu arqui-rival Wittgenstein. Para a ganhar e manter o seu cargo, Sócrates terá de fazer crer a Ben que a filosofia pode melhorar a sua vida.
Desconhecendo o que lhe vai acontecer, Ben entra num inesperado mundo paralelo. E assim começa a sua viagem mental à volta das grandes e pequenas questões da vida. O que é a felicidade? A morte é o que de pior nos pode acontecer? Teremos vontade própria? E, a pouco e pouco, Ben começa a interrogar-se sobre as mais variadas questões e a acreditar que a vida é muito mais do que um jogo de futebol.
Excêntrico, divertido e original, O Dia em Que Sócrates Vestiu Jeans é a história de um jovem que escapa da sua vida entediante para um excitante mundo paralelo e desperta para a real importância da vida através da aprendizagem dos conceitos básicos da filosofia."

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Como é de manhã e o tempo está óptimo, a Biblioteca convida a um café!


Certo dia, recordando o seu quotidiano em Paris, o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) afirmou: “Trabalhávamos das nove da manhã até o meio-dia, quando saíamos para almoçar. Às duas estávamos de volta e ficávamos na conversa com os amigos até as quatro da tarde, quando voltávamos a trabalhar até às oito. Depois do jantar as pessoas vinham ver-nos com, com hora marcada.”

Quem desconhecer o contexto pensaria que Sartre se referia a sua casa, ou ao seu escritório, mas não. O filósofo existencialista, que influenciou a cultura do século 20, referia-se ao Café de Flore, um pequeno café mítico, em Saint-Germain-de-Prés, com mais de um século de história por onde passou toda a Paris Literária entre os quais, Picasso, Chagall e Simone de Beauvoir.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fernando Savater - "Um exercício vivo do Pensamento"


O filósofo e escritor Fernando Savater acredita que o remédio contra todos os males está na Educação, na Reflexão e na Cultura, algo que devemos  privilegiar  acima de tudo  e que esteve na origem do seu último livro “Figuraciones mías”, um livro sobre o prazer de ler e sobre a aventura surpreendente de refletir.
“Uma Biblioteca é como uma farmácia onde encontramos remédios para todo o tipo de males. Ela permite conheceres-te a ti mesmo e procurar o remédio perfeito”. No seu livro, a filosofia, o papel da Educação, os Escritores, as suas leituras preferidas, o humor, o uso da Internet, o tema da pirataria e da defesa da propriedade intelectual são alguns dos temas abordados nesta obra plena de reflexões." Saiba mais aqui
 
Outras sugestões de leitura do mesmo Autor
 

 

 
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Centenário de Albert Camus - Romancista, Jornalista e Filósofo do Absurdo.

 

No Centenário do nascimento de Albert Camus recordamos, o Homem, o Pensador Livre, o Filósofo do Absurdo, um dos Grandes Escritores do séc. XX, Prémio Nobel da Literatura em 1957, através das palavras de Sartre, "Camus era uma aventura singular de nossa cultura, um movimento cujas fases e cujo termo final tratávamos de compreender. Representava neste século e contra a história, o herdeiro atual dessa longa fila de moralistas cujas obras constituem talvez o que há de mais original nas letras francesas.", e deste pequeno excerto do seu discurso em Estocolmo quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, que permanece bem atual.
 
 "...Cada geração sente-se, sem dúvida, condenada a reformar o mundo. No entanto sabe que não o reformará. Mas a sua tarefa é talvez ainda maior. Ela consiste em impedir que o mundo se desfaça. Herdeira de uma história corrupta onde se mesclam revoluções decaídas, tecnologias enlouquecidas, deuses mortos e ideologias esgotadas, onde poderes medíocres podem hoje destruir tudo, mas não convencer, onde a inteligência se rebaixou para servir o ódio e a opressão, esta geração tem um débito para com ela mesma e para com as próximas gerações, que é restabelecer, a partir das suas próprias negações, um pouco daquilo que faz a dignidade de viver e de morrer..."
 
 
Várias são as figuras importantes que gravitam em torno de Camus - Maurice Merleau-Ponty, Francis Jeanson, Raymond Aron,  Jacques Lacan, Cecile Eluard, Pierre Reverdy, Louis Leiris, Picasso, Fanie de Campan, Valentine Hugo, Simone de Beauvoir e Brassai; embaixo, Sartre (com quem manteve uma amizade polémica), Michel Leiris e Jean Abier.

Veja mais aqui

A imagem do grande ícone do cinema Italiano, Luchino Visconti surge também associada à visão do Mundo de Camus, quando o primeiro adapta "O estrangeiro" ao cinema.
 
 
 






 
 


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mário de Carvalho é um dos 5 finalistas do Prémio da APE


Mário de Carvalho é juntamente com os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Jaime Rocha,  e Patrícia Portela um dos finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela 2012 da Associação Portuguesa de Escritores. Conheça melhor o escritor aqui.



Ondjaki vence Prémio José saramago

Com o romance "Os Transparentes" Ondjaki recebe, no mesmo dia em que edita a sua mais recente obra "Uma escuridão bonita", o Prémio José Saramago. Um livro que, segundo Vasco Graça Moura surpreende  surpreende pela "maneira como a sua utilização da língua portuguesa é, não só capaz de captar com a maior naturalidade as mais diversas situações num contexto social tão diferente do nosso, mas comporta em si mesma fermentos de uma inovação que espelha com força e realismo um quotidiano vivido na sua trepidação e também funciona eficazmente ao restituí-lo no plano literário".
Ler mais...


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Valter Hugo Mãe em Festival de Poesia no Egipto

Entre 3 e 7 de novembro Valter Hugo Mãe participará no Festival Internacional de Poesia Kalam Lelshababalter no Cairo, com o apoio do Instituto Camões.



Mia Couto vence Nobel da Literatura Norte-americano

 
Depois do Prémio Camões, Mia Couto "The smuggler writer", ganha o Prémio Internacional de Literatura Neustad atribuído pela Universidade de Oklahoma.
 
 
 
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Recordar Drummond de Andrade - A Ausência pintada pelo Poeta

Hoje Drummond de Andrade teria 111 anos e uma vasta Obra como Poeta, Escritor e Cronista.
                                                          repinado de Reiner Gogolin*

Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.


*The Absence of the Subject, Michael Somoroff creates a new series based on the seminal body of photographic work by German Photographer August Sander (born 1876)