Todas as semanas da leitura que se realizam, por esse país fora, nas bibliotecas escolares, têm por objectivo aproximar os leitores dos livros, promover as palavras escritas, debater a importância de uma obra ou de um autor na formação da personalidade dos jovens alunos.
Os livros da ESEQ, apesar de guardados em prateleiras e arrumados por números e letras, de 31 de Maio a 3 de Junho, espalharam as palavras e estabeleceram contactos, abriram portas, passearam nas paredes, ensinaram a comer, a dar-se aos outros, a reflectir sobre o mundo, numa teia em que, inevitavelmente, se fica preso. Nesta Semana da Leitura ou para sempre.
As “teias” desta iniciativa tiveram alguns fios interessantes. Na Biblioteca Dr. Luís Amaro de Oliveira muitos saberes, e alguns sabores, se cruzaram: uma oficina de escrita criativa com pinturas murais de textos no Ano Internacional das Florestas (em paralelo com a exposição “As árvores da Eça”), as conferências /debates sobre voluntariado “Um livro…. Um caminho para um novo rumo?”, sobre alimentação “Saber comer aprende-se nos livros?” e as provas do sabor do livro e do chocolate na sessão “Livros com chocolate”. Tudo isto graficamente colocado no papel pelo ilustrador esgar acelerado que quis associar-se a esta festa das palavras.
Todas estas iniciativas deixaram nos alunos da ESEQ experiências diversas onde o livro se pode tornar a bússola de outros percursos e de outros rumos.
A Coordenadora da Biblioteca