sábado, 12 de fevereiro de 2011

Namorar no século XXI...

Tempos de mudança, numa época em que, diz a Microsoft, 65% dos portugueses preferem namorar online, e em que os letristas tentam adaptar-se à tendência
No ano de 1999, o nosso país era afectado pela febre de “La Mosca”. Toda a gente sabia cantar “Yo romperé tus fotos, yo quemaré tus cartas para no verte más”. Nessa época as demonstrações de amor, bem como as separações, ainda eram físicas.
Passados doze anos, o amor parece decorrer virtualmente. Pelo menos já não se podem rasgar cartas, nem fotos, porque está tudo no disco rígido de um computador. Um acto de despeito é solucionado de outra forma como diz a canção de Ewerton Assunção: “ Eu vou-te deletar, te excluir do meu Orkut, eu vou-te bloquear no MSN, não me mande mais Scraps, nem e-mails Power Point, me exclua também, e adicione ele…”
Mas se uma década é muito tempo, duas décadas são muito mais. Em 1989, Richard Marx cantava: “Wherever you go, Wherever you do, I’ll be right here waiting for you (Onde quer que vás, o que quer que faças, estarei aqui à tua espera). O catalão Victor Ark editou, em 2008, o tema Messenger que diz: “Wherever you are, Wherever you want, I will be on messenger. Wherever you are, Wherever you want, I will be connected too ( Onde quer que estejas, quando queiras, estarei no Messenger, onde quer que estejas, quando queiras, estarei on-line também).
Em 1976, Sérgio Godinho cantava o “Namoro”: “ Mandei-lhe uma carta em papel perfumado e com letra bonita” e descrevia a sua amada de “pele macia, da cor do jambo, cheirando a rosas”. Em 2010, JP e Danito cantam na música MSN : “ Tava contigo a falar, tu e eu no MSN, toda a noite a chilar, tocamos no ponto de nada para conversas, tu ligaste a tua webcam, eu fiquei crazy de te ver à minha frente…”.
As amadas nos anos de 2010 perderam o cheiro e podem quase equiparar-se a hologramas. O cantor Bangs vai ainda mais longe na sua canção “Meet me on Facebook”, canta o verso: “We can make love through the Facebook”(podemos fazer amor através do Facebook).
Na letra “ I’m hooked on Facebook” , a diferença de comportamentos é latente: “ I used to meet girls hangin out at the mall, now I just wait for them to write on my wall” ( costumava conhecer raparigas no centro comercial , agora espero que elas escrevam no meu mural). Com tanto amor virtual, a canção de Timberlake parece ter cada vez mais sentido” Aayooh, I’m tired of using technology, I need you right in front of me”( Estou cansado de usar a tecnologia, eu preciso de ti em frente de mim”).
in Jornal de Notícias, 5 de Fevereiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário