segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Slow Reading Club

 Uma vez por semana um grupo de jovens neozelandês reúne-se para ler em silêncio durante uma hora.
 
Jean-Baptiste Chardin, O Filósofo Lendo (1734)



Tal como o quadro de Chardin nos recorda e evoca a leitura como um ato sério, cerimonioso, de concentração quase sagrada, começam a surgir grupos de leitores, que visam resgatar esta forma  de encontro com o livro e a leitura.

O objetivo deste clube não é falar sobre literatura mas, fugir a todos os dispositivos eletrónicos e ler, ler de forma ininterrupta e recolhida. O Clube autodenomina-se “Clube de Leitura Lenta ”e deste fazem parte amantes do livro que, procuram dedicar-se à leitura como o faziam antes do aparecimento de ferramentas eletrónicas.
Entre a longa lista de benefícios que nomeiam é de sublinhar o desenvolvimento do hábito de leitura regular, que afirmam, melhora a sua capacidade de concentração, reduz os níveis de stress e aprofunda a sua capacidade de pensar, ouvir e sentir empatia. O movimento reflete o ressurgimento de outras antigas atividades que, por se desenvolverem num ritmo mais lento, compensam o atual ritmo de vida, cada vez mais rápido  e avassalador (saiba mais aqui ).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário