sexta-feira, 6 de maio de 2016

Alunos da ESEQ no Concurso Nacional de Leitura


Pela 1ª vez os alunos da ESEQ estiveram presentes no Concurso Nacional de Leitura.
A Biblioteca agradece o empenho revelado pelos alunos selecionados!

"A Biblioteca Municipal Almeida Garrett organizou pela 10ª vez consecutiva a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no Porto, em coordenação com os seus parceiros – o Plano Nacional de Leitura/Ministério de Educação, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Ministério da Cultura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a RTP.
O tema escolhido este ano pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi “ligação-ligações”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. A esse propósito, pensámos em grandes obras da literatura que refletissem as várias ligações possíveis, como:

A ligação familiar;
A ligação Homem-Mulher; Mulher-Homem;
A ligação homem-natureza;
A ligação passado-presente;
A ligação entre a vida e a morte;
A ligação do eu com o outro; e com os seus vários eus;
A ligação entre a metrópole e colónia;
A ligação entre país de origem e o de acolhimento;
A ligação do leitor com o autor;
A ligação do autor com outros escritores
A ligação do real com o fantástico;

De um leque muito extenso de obras que foram lidas e analisadas, foram estabelecidos vários critérios, como a atualidade e qualidade literária das obras, a divulgação de autores portugueses, nomeadamente de escritores portugueses de uma nova geração, procurando sempre cativar os jovens para a leitura num período em que têm tantas solicitações. Teve-se ainda em consideração que, em regra, fossem livros recomendados pelo Ler +/PNL, que existissem no mercado editorial/ livreiro, e a preços acessíveis. Escolheram-se também  obras que não fossem excessivamente grandes e que prendessem os jovens desde a primeira página.

Assim, fundamental é que o Concurso Nacional de Leitura seja considerado pelas escolas não como uma competição, ou prova escolar, mas como uma festa literária, um momento especial em que centenas de leitores de 17 concelhos do distrito do Porto, que gostam de ler e de conviver através dos livros e das leituras, se reúnem numa grande comunidade de leitores." 


Sem comentários:

Enviar um comentário