segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O nosso patrono

Luís Amaro de Oliveira

Professor e autor de estudos didácticos, Luís Amaro de Oliveira nasceu a 7 de Julho de 1920, em Braga, e faleceu a 16 de Janeiro de 1991.
Após ter concluído os estudos secundários naquela cidade, iniciou o curso de Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e terminou-o na Universidade Clássica de Lisboa, tendo tido ilustres professores como Vitorino Nemésio, Delfim Santos e Jacinto do Prado Coelho.
Em 1949, casou-se com Maria Margarida Fonseca Oliveira, de quem teve seis filhos. Conviveu com um grupo de amigos das mais diversas áreas, com quem se encontrava, na Póvoa de Varzim, e dos quais se destacam José Régio, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luís, Pacheco Neves, entre outros.
Leccionou na Escola Ferreira Borges (1945-1950) e na Escola Afonso Domingues (1950-1953), ambas em Lisboa. Nessa altura, procurava informações sobre a família de Cesário Verde, em Linda-a-Pastora, tendo conhecido o barbeiro do Poeta que lhe forneceu importantes informações para o estudo desta figura da literatura portuguesa.
Após esses anos em Lisboa, instalou-se, com a família, na Apúlia, e passou a leccionar na Póvoa de Varzim, na Escola Comercial e Industrial, no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim (agora, Escola Secundária Eça de Queirós) e na actual Escola Secundária Rocha Peixoto. Entre 1960 e 1962, realizou o estágio pedagógico no actual Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, sendo posteriormente docente no Liceu Alexandre Herculano, também naquela cidade, entre 1975 e 1990, exercendo funções de orientador de estágio e de metodólogo itinerante.
Publicou vários trabalhos e obras dos quais se salienta Cesário Verde: Novos Subsídios para o Estudo da sua Personalidade (1944), Para uma Biografia de Cesário (1952), Antologia de Lendas Narrativas e Contos (1965), Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett – realização didáctica (1968), Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett - realização didáctica (1975). Colaborou também em dicionários de Português-Francês e Francês-Português.

Luís Amaro de Oliveira. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-09-27].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$luis-amaro-de-oliveira>.

Sem comentários:

Enviar um comentário