segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Concurso de Contos de Natal/2013




“O Natal na perspetiva do Perú”
Como forma de homenagear e recordar o Jornalista e Escritor Manuel António Pina a Biblioteca da Escola Secundária Eça de Queirós, lançou um Concurso de Contos de Natal subordinado ao tema que, numa entrevista dada ao Jornal de Notícias em 20/01/1982, Manuel António Pina refere ter escrito, “O Natal na perspetiva do Perú”, na sua eterna tendência para “(…) usar a linguagem como um trampolim para o sonho e para o outro lado (…)”. Assim, este segundo Natal sem o Manuel António Pina foi celebrado na sua companhia, dando origem a numerosos e fantásticos desenvolvimentos do tema em epígrafe. Participaram no Concurso os alunos das turmas do 7ºA em colaboração com os Encarregados de Educação, e os alunos do 11º C e 11º D, sob orientação da Dr.ª Ângela Grave, na Disciplina de Língua Portuguesa.

 “Querido diário,

                As galinhas estão a dar comigo em doido! Já não consigo suportá-las! Eu juro, sempre que cacarejam as minhas suaves penas eriçam (e com toda a razão!). Mas isso agora não importa porque nem vais acreditar no que essas esquizofrénicas disseram. Elas tiveram a ousadia de comunicar comigo. COMIGO! Claro que lhes virei as penas e continuei na minha rotina matinal, mas as insubordinadas não ficaram satisfeitas com a resposta. Começaram a falar exageradamente alto, propositadamente para que os meus reais ouvidos as escutassem. E que desagradável conversa elas tiveram…

                Ao que parece, os meus donos festejam anualmente no dia 25 de dezembro o…como se chama…olha! Agora esqueci. Não te preocupes, eu haverei de me lembrar do nome da festa. No entanto esses presunçosos humanos têm a terrível tradição de assar um Perú no forno. Claro, que vindo das malvadas galinhas, nada disto pode ser considerado imediatamente uma ameaça à minha pessoa. Mas irei proceder a uma investigação mais intrínseca.

Para já é tudo. Adeus meu fiel amigo. (…) ”

(Pequeno excerto de um dos textos submetidos a concurso da autoria de Maria Bessa Diniz do 11º ano turma C da Escola Secundária Eça de Queirós na Póvoa de Varzim).





Sem comentários:

Enviar um comentário