terça-feira, 6 de março de 2018

Gabriel García Márquez



Gabriel García Márquez celebraria hoje 91 anos. 
O jornalista e Prémio Nobel da Literatura (1982), também conhecido por Gabo, nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1927, e é considerado um dos mais conceituados autores do século XX. A obra Cem Anos de Solidão, que se tornou no seu maior sucesso, tendo sido traduzida em mais de 35 línguas, foi inspirada na casa e na cidade onde o escritor cresceu com os avós.
García Márquez estudou Direito e Ciências Políticas, mas abandonou os estudos e dedicou-se ao jornalismo em 1948, no jornal El Universal. Foi um ativista político e repórter dos jornais El Heraldo e  El Espectador. Foi correspondente na Europa e em Nova Iorque, tendo-se mudado por fim para o México.
Gabriel García Márquez morreu em 2014, aos 87 anos, na sua casa no México. 
“Por tudo isto e muito mais, celebramos o 91.º aniversário de um ícone cultural cuja estrela continua a brilhar sobre os mundos literário e jornalístico da América Latina e dos outros”, escreve o Google, que lhe dedica um doodle colorido onde se pode observar o seu retrato e a cidade mágica de Macondo, que ganhou vida no clássico Cem Anos de Solidão. A ilustração foi feita por Matthew Cruickshank.



Sem comentários:

Enviar um comentário