sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A leitura de um Poema é semelhante a um ato de introspeção

 
"Cientistas provam que a poesia é música para o cérebro"* 
                                                    Repinado via Kiersten Kullenberg

As novas tecnologias utilizadas em imagiologia cerebral para estabelecer uma ponte entre a arte e a ciência, revelam dados acerca da forma como o cérebro responde à poesia e à prosa. Cientistas da Universidade de Exeter estão a realizar estudos através da aplicação de ressonância magnética para visualizar as partes do cérebro que são ativadas em várias atividades, incluindo a leitura.
Para realizar essa pesquisa, o professor Adam Zeman neurocientista cognitivo da universidade e a sua equipe, examinou a atividade cerebral de treze voluntários, todos estudantes de graduação e pós-graduação, enquanto liam prosa e poesia. O estudo, que foi publicado no Journal of Consciousness Studies, revelou as áreas do cérebro que são ativadas em resposta a qualquer material escrito. Este estudo comprovou ainda, que a escrita carregada de carga emocional, desperta várias regiões do cérebro que habitualmente respondem à música.
Quando os voluntários foram convidados a ler uma das suas passagens favoritas de poesia, os pesquisadores descobriram que as áreas do cérebro associadas à memória foram estimuladas com mais intensidade do que aquelas que são ativadas em qualquer ato de leitura. Isto indica, revela o estudo, que a leitura de um poema é comparável a um ato de introspeção.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário