quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leitura Literária é ginástica para a Mente



                                                  Repinado via Christine Schubert
 

"Alguma vez já sentiu que a leitura de um bom livro o torna mais apto a comunicar com os seus amigos? Se assim for, os resultados de um novo estudo científico apoiá-lo-ão, mas apenas se o seu material de leitura é ficção literária – o mesmo não se aplica à pulp fiction ou não-ficção.
Os Psicólogos David Comer Kidd e Emanuele Castano , na New School for Social Research , em Nova York, revelaram que a leitura de ficção literária aumenta a capacidade de detetar e entender as emoções de outras pessoas , uma habilidade crucial para a navegação nas relações sociais complexas.
Numa série de cinco experiências, 1.000 participantes foram aleatoriamente designados para ler textos, tanto extratos de ficção popular, como best-seller Danielle Steel ,The sins of the Mother e Gone Girl por Gillian Flynn, ou textos mais literários , como o Orange - Orange-winner, The Tiger's Wife de Téa Obreht, de Don DeLillo "O Caçador "  da sua coleção The Angel Esmeralda, ou uma obra de Anton Chekhov .
A dupla usou então uma variedade de técnicas de Teoria da Mente para medir a precisão com que os participantes puderam identificar emoções nos outros. A pontuação foi consideravelmente mais elevada para aqueles que leram ficção literária do que para aqueles que leram ficção popular ou textos de não-ficção.
"O que os grandes escritores fazem é transformá-lo em escritor. Na ficção literária, a incompletude dos personagens transforma a mente para tentar entender a mente dos outros ", disse Kidd.
Kidd e Castano, que publicaram um artigo na revista Science, fazem uma distinção semelhante entre a escrita " writerly " e " readerly " escrito por Roland Barthes no seu livro sobre teoria literária, O prazer do texto. Ciente das dificuldades de determinar o que é ficção literária e o que não o é, alguns dos excertos literários foram escolhidos a partir da PEN / O Henry antologia dos vencedores do prêmio 2012 ' e dos EUA National Book Awards finalistas.
"Alguma forma de escrita é o que designamos por ' writerly ', aquela em que o leitor preenche as lacunas e participa, outro género é" readerly ' , e o leitor mais não faz do que estar entretido. Naturalmente observamos ' readerly ' mais na ficção do gênero de aventura, no romance e suspense, onde o autor determina a sua experiência como leitor. Já a ficção literária [ writerly ] permite entrar num novo ambiente onde o leitor é interveniente e tem que encontrar o seu próprio caminho ", afirmou Kidd .
Transferir a experiência de leitura de ficção para situações do mundo real foi um salto natural argumentou Kidd, porque " os mesmos processos psicológicos são utilizados para navegar na ficção e nos relacionamentos reais. A ficção não é apenas um simulador de uma experiência social, é uma experiência social ".(...)" Leia mais aqui

Trad. e adap. de The guardian-Books Blog in http://www.theguardian.com/books/booksblog/2013/oct/08/literary-fiction-improves-empathy-study acedido em 10/10/13

 

Sem comentários:

Enviar um comentário