domingo, 6 de outubro de 2013

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

Sendo Outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, aproveitamos para recordar o Decálogo de um Agrupamento/Escola Comprometido com a Leitura.

 
 
 
Decálogo de um Agrupamento Comprometido com a Leitura

«1. Um agrupamento de escolas comprometido com a Literatura é aquele que a considera como fonte de desfrute, aventura, ócio e diversão.
2. É aquele que inclui a leitura no seu currículo, convertendo a Literatura em matéria interdisciplinar com outras áreas curriculares.
3. É aquele que realiza uma seleção adequada dos textos, de acordo com os interesses e gostos dos seus alunos e alunas e as suas circunstâncias pessoais, familiares e sociais. [Isto sem abdicar de outro propósito essencial: o de fazer emergir necessidades e interesses dos quais a/o aluna/o não revele ainda consciência.]
4. É aquele que, por meio da Literatura, prepara a pessoa para receber e emitir mensagens de todo o tipo, comentar e desfrutar a leitura, adquirir e reajustar constantemente a sua cultura e fruir esteticamente.
5. É aquele que, por meio da Literatura, colabora na compreensão e tolerância das opiniões diferentes das do leitor, o motiva a lutar pela igualdade de oportunidades e pelo direito à saúde, orienta a sua afetividade, desenvolve a sua liberdade e dignidade, o leva a comportar-se responsavelmente, a assumir a sua identidade pessoal e social, a defender a paz, etc.
6. É aquele agrupamento de escolas que elabora uma planificação sistemática e coerente da Literatura, não só como objeto de estudo, mas sobretudo como enriquecimento da pessoa e espaço individual de prazer, ao longo da Educação Infantil, Básica e Secundária obrigatória.
7. É aquele que potencia (ou cria, se necessário) bibliotecas escolares e de aula.
8. É aquele que promove a leitura a todo o momento: através do exemplo das suas professoras e professores enquanto verdadeiros leitores, por meio de atividades extraescolares, de ócio e de férias, através de celebrações pontuais em torno do livro e da leitura, como o Dia Mundial do Livro, o Dia Internacional do Livro Infantil, o Dia da Poesia…
9. É aquele que dedica períodos de atenção individualizada a um acompanhamento de cada aluna ou aluno e, em consequência, se ajusta às suas necessidades concretas.
10. Um agrupamento de escolas comprometido com a Literatura é aquele onde as professoras e professores assumiram a responsabilidade de fomentar o amor pela leitura.»
(Garcia Sobrino et al.: 1994: 42; trad.de José António Gomes).

Sem comentários:

Enviar um comentário